top of page
historia.jpg

História da Equipe Barreto

A história de equipe BARRETO de jiu-jitsu se confunde com a própria história do esporte, vez que os irmãos JOÃO ALBERTO, ÁLVARO e SÉRGIO BARRETO ­fizeram parte da primeira turma de alunos do grande Mestre Hélio Gracie, criador do estilo “Brazilian jiu-jitsu”.

Extraordinário lutador da época, conhecido por todos como imbatível, JOÃO ALBERTO BARRETO, juntamente com seus irmãos mais novos decidiram dar uma maior ênfase aos demais aspectos do Jiu-Jitsu, não somente o competitivo, mas também filosófi­co, especialmente no que se refere à formação educacional do indivíduo.

Pelas mãos do Mestre Álvaro Barreto, passaram alguns dos melhores lutadores de Jiu-Jitsu do mundo. Atualmente o Mestre Álvaro ministra aulas no clube Marimbás – RJ para lutadores de todas as idades.

Em Brasília, a equipe BARRETO teve início em meados dos anos 60, com a vinda do mestre Sérgio Barreto, o mais novo dos irmãos, que fora transferido à serviço, na época, juntamente com seu sobrinho, também mestre, José Roberto Barreto.

Passaram então a ensinar o Jiu-Jitsu para a guarda presidencial da época e também a membros da polícia Federal.

Posteriormente, José Roberto Barreto, passou a difundir seus conhecimentos a noite e aos sábados, na garagem de sua casa, para pessoas previamente selecionadas, o que significa que, para aprender os conhecimentos técnicos do Jiu-Jitsu, o praticante deveria ter uma reputação ilibada, e um caráter digno de possuir tais conhecimentos, quando o simples objetivo mercantil ocupou importância pequena, vez que o próprio JOSÉ ROBERTO BARRETO, atualmente um dos mais bem conceituados cardiologistas do Brasil, fez valer a pena todo o esforço dos precursores da família na proposta da integral formação do atleta enquanto homem.

shutterstock_1247113528.jpg

Como dito, os primeiros treinamentos de Jiu-Jitsu ministrados pelo mestre José Roberto Barreto na Capital Federal aconteceram no início da década de 80, para um pequeno grupo de pessoas, em um tatame localizado dentro de uma garagem na SHIS QL 02 CONJUNTO 02 CASA 02 – Lago Sul, então residência de seu pai, aonde se reuniam expoentes de todas as lutas nos ­fins de semana para troca de experiências, dentre os quais, Anelson Guerra e Joca (judô), Mestre Ralil (capoeira), Carlos Eduardo Lodo (caroço – Tae Kwon Do), Francisco Fontenele (Chicão) e Isaac (karatê), além de outros tantos.

Dentro daquele pequeno espaço um seleto grupo de lutadores deu os primeiros passos rumo ao aprendizado dos segredos da arte suave. Naquela época, destacou-se o jovem aluno Roberto Macedo, também conhecido e chamado carinhosamente pelos seus alunos de “Professor Betinho”.

2.jpeg

Atualmente o professor Roberto Macedo, ostenta a faixa preta 6º grau, sendo um dos mais graduados representantes da família Barreto em Brasília e no Brasil. É também um pioneiro da arte suave e o principal líder da equipe Barreto de Jiu-Jitsu na Capital Federal.

Em Brasília, a equipe possui diversas escolas, tendo como “Quartel General” o Centro de Treinamento Barreto de Jiu Jitsu na 507 Sul, liderado por diversos faixas.

A EQUIPE BARRETO DE JIU-JITSU preza, fundamentalmente, por difundir o Jiu-Jitsu em sua essência, além de buscar formar cidadãos de bom caráter que sejam exemplos em qualquer ramo em que atuem, tornando-os atletas saudáveis, com conhecimento técnico baseado na essência desta nobre arte, com foco no desenvolvimento humano.

bottom of page